O método Pilates

O Pilates não é só uma forma de ginástica ou de fisioterapia: é um método desenvolvido para renovar o corpo e a mente, dando mais consciência dos movimentos, resistência física, melhorias posturais, dentre outros benefícios.

O CRIADOR DO MÉTODO: JOSEPH PILATES (1880-1967)

Joseph Pilates, durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou com enfermeiro voluntário. Naquele período ficou inspirado a desenvolver um método para ajudar os pacientes que tinham problemas físicos. Ele treinou seus pacientes utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera.
Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra, em 1918.
Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha o método estruturado.

BENEFÍCIOS DO PILATES

Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna.Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

QUEM PODE FAZER ESTA SESSÃO?

Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios.
Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um fisioterapeuta, a sessão pode ser direcionada para as necessidades individuais do cliente.
Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

COMO É UMA SESSÃO DE PILATES?

A sessão inicia-se composta pelos seguintes itens:
> A respiração, com ativação de todos os músculos respiratórios;
> A Ativação do músculo abdominal transverso, músculo este responsável pelo controle postural primário (Controle de Centro;)
> Articulação da coluna.
Após essa preparação é realizada uma série de exercícios elaborados pelo fisioterapeuta em aparelhos específicos do método ou solo, de acordo com a necessidade individual do cliente.
A cada término de sessão realiza-se um relaxamento final.
Essa sessão tem duração em média de 60 minutos, podendo variar de acordo com cada estabelecimento.

O QUE É DIFERENTE NESTE MÉTODO?

Ao invés de se repetir muitas vezes cada exercício ele indica em seu método ser preferível exercitar-se com mais eficiência e com menos repetições, exigindo do praticante um controle adequado de seu corpo.
Devido à necessidade de se concentrar utilizando sua mente ligada ao corpo durante as rotinas de exercícios, é garantido ao praticante sentir-se mais consciente das funções musculares e ainda controlá-las mais adequadamente.do ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

PILATES, UMA NOVA CONCEPÇÃO DE VIDA

Atualmente a população brasileira tem aumentado a expectativa de vida, e por este motivo necessitamos de maiores cuidados com nossa saúde. O stress, o sedentarismo, má alimentação e a obesidade não propiciam uma 3ª idade saudável e o método Pilates é uma ótima opção para quem possui um ou todos esses fatores associados.
O Pilates é um método que foi desenvolvido para cuidar do corpo e da mente através de exercícios respiratórios e posturais anatomicamente corretos, desenvolvendo o fortalecimento e o alongamento de toda a musculatura com concentração e consciência corporal.