Gyrotonic

Exercícios de Gyrotonic empregam movimentos encontrados na natação, ioga, ginástica e tai chi…

METODOLOGIA DO GYROTONIC

A metodologia do Gyrotonic é um sistema de exercícios criado por Juliu Horvath, húngaro nascido na Romênia. Horvath, bailarino formado, buscou asilo político nos Estados Unidos na década de 60, onde desenvolveu o Gyrotonic, após um ferimento no tendão de Aquiles que interrompeu sua carreira. Ele então começou a praticar ioga, e desenvolveu um sistema chamado Ioga para Dançarinos com Hillary Cartwright, que mais tarde se desenvolveu na Girocinese (Gyrokinesis).

Exercícios de Gyrotonic empregam movimentos encontrados na natação, ioga, ginástica e tai chi, usando um equipamento especializado desenvolvido por Horvath. O sistema tem como premissa melhorar a flexibilidade e equilíbrio, assim como tônus muscular, e aumentar a flexibilidade, estabilidade e mobilidade nas juntas como um todo. Já foi comparado com o Pilates, mas o Systema Gyrotonic oferece movimentos circulares, tridimensionais, usando padrões de respiração específicos da ioga que, segundo a mesma, limpam, removem toxinas e rejuvenescem todo o corpo.

Após ter começado em Nova Iorque, mestres e treinadores estabeleceram estúdios no mundo inteiro, como São Francisco, Seattle, Rio de Janeiro, Madri, Londres e Paris. O Gyrotonic é amplamente usado por dançarinos, atletas, e em fisioterapia, além de condicionamento para pessoas de diferentes origens.